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Como manter a excelência no atendimento do seu salão de beleza

O atendimento de clientes no meu salão é o cartão de visita e o que dá personalidade ao local. Como na maioria dos negócios, não é diferente, principalmente por fazer parte de um mercado tão competitivo, onde há a necessidade de se destacar como profissional e serviço em excelência.

Não faça parte dos salões que recebem reclamações pela falta de cuidado na hora do atendimento e busque sempre ouvir quem contribui para que seu negócio seja um sucesso: seus clientes.

Os clientes estão cada vez mais exigentes e conhecedores dos métodos oferecidos no segmento. Por isso é importante que toda sua equipe esteja bem preparada para receber e atender este público.

Veja quais dicas devem ser seguidas em seu salão de beleza para que o seu cliente fica cada vez mais satisfeito com os resultados – e o excelente atendimento.

Dar Atenção

Muitas vezes, o cliente tem um desejo, mas não sabe explicar da melhor forma para que o profissional em atendimento possa trabalhar. E se nesse caso ainda for um cabeleireiro desatento? Ou uma manicure que está mais interessada com o horário de ir embora? Com certeza será um desastre.

Os salões de beleza se diferem de outros segmentos justamente pelo contato muito mais próximo com o consumidor e a possibilidade de conversas demoradas e muita interação devido o tempo que se dá para a realização dos serviços.

Use isso a seu favor e de seu negócio. Quando o cliente se sente bem, ele volta para realizar mais e mais serviços, pois já está familiarizado com o ambiente e com o que vai encontrar.

Adapte-se de acordo com o perfil do cliente, já que existem os mais expansivos e os mais reservados, mas sem perder sua personalidade, pois isso que dará o tom ao atendimento.

Mas lembre-se que, acompanhada da atenção, está a educação. Nunca se deve ir além do limite imposto pelo cliente e se deve estar atento ao momento de falar e ao momento de ouvir. Atitudes educadas mostram o perfil do profissional em questão. Nada de interromper a fala do cliente e muito menos deixar de responder.

No caso de dúvidas sobre o atendimento por parte do público, tenha sempre as informações renovadas para não deixar o cliente insatisfeito na hora em que decidir perguntar.

Converse, interaja, preste atenção, dê dicas pertinentes e você se verá ganhando a confiança do cliente.

Conheça Seus Clientes

Se você ainda não possui um cadastro de sua clientela, deve corrigir este erro o quanto antes.

É através das informações adquiridas que você saberá quem é o seu público, desde faixa etária a cor do cabelo.

Isso permite que você crie promoções, traga novos serviços, ofereça benefícios e deixe seu atendimento ainda melhor.

Além de dados básicos como endereço e aniversário, anote quais são os principais serviços usados por cada cliente e principal forma de pagamento.

Horários

Horários marcados devem ser respeitados tanto pelo salão quanto pelo cliente, mas não há nada mais desagradável que chegar no horário marcado e perceber que não será atendido por despreparo do salão ou dos profissionais.

Respeite a agenda para que sua clientela acompanhe o ritmo. Em caso de atrasos ou alguma eventualidade, não deixe de avisar os próximos agendamentos o quanto antes para que o aborrecimento seja evitado. E não invente desculpas, pois pode causar problemas muito mais graves que um atraso.

Essas atitudes corroboram sua credibilidade com os clientes e mostram como você e seus profissionais se importam com cada um deles.

No caso dos salões que praticam atendimento por ordem de chegada, nada de privilégios ou “fura-filas”. Isso pode causar inúmeros desconfortos e é desrespeitoso com quem chegou antes.

Gentileza e Simpatia

“Obrigado”, “por favor”, “bom dia” e “boa tarde” devem sempre estar presentes no vocabulário dos profissionais que lidam com o público.

Não há necessidade de palavras rebuscadas, mas o mínimo de gentileza e educação são essenciais para criar a primeira impressão e mantê-la.

Observe se seus funcionários costumam ser cordiais durante o atendimento e se não, corrija-os também gentilmente.

A simpatia fica por conta do sorriso sempre presente no rosto de seus profissionais. Dias ruins acontecem, assim como o mau humor, mas eles não podem interferir na experiência profissional do cliente.

Não é preciso dar gargalhadas nem ser simpático ao extremo, mas sendo gentil e cordial, conseguirá transmitir simpatia à sua clientela.

Cuidado com o Falar

O tom de voz também deve manter-se equilibrado, sem risadas altas ou gritos dentro do salão. Um serviço não pode atrapalhar o outro que está sendo realizado, muito menos pelo incômodo de alguém falando muito alto.

Falar baixo também é proibido. Pessoas mais envergonhadas não conseguem falar em um tom audível, o que torna o atendimento complicado, seja pessoalmente ou por telefone.

Personalize

Agora que o comportamento dos seus profissionais já está alinhado com a preferência de seus clientes, pense no que pode agregar valor à experiência de quem decide visitar seu salão de beleza.

Algo muito simples pode ser a “cereja do bolo” para que a clientela volte para você e não opte por procurar outro salão.

Tenha disponível água, café, sucos e petiscos, como amendoim ou biscoitinhos, para o cliente desfrutar enquanto espera o atendimento ou a finalização de um tratamento, por exemplo. Isso torna o tempo dentro do salão ainda mais agradável.

Já possui Wifi para os clientes? Se ainda não, ofereça esse benefício. A maioria das pessoas passa a maior parte do tempo conectadas, seja por lazer ou trabalho. Se seus clientes puderem realizar um serviço em seu salão e ainda resolver outras coisas pela internet ao mesmo tempo é excelente para seu negócio, pois mais uma vez você irá agregar valor para algo que já existe.

Brindes ou amostras de produtos usados no salão também são mimos que deixam o atendimento ainda mais especial e tem um custo mínimo para você enquanto o resultado pode ser incrível!

Além de todas essas dicas, vale lembrar que é interessante conversar com seus clientes para saber o que eles mais gostam no salão e o que poderia ser melhorado. Essa é a garantia de manter o seu negócio alinhado com a expectativa do seu público e mantê-los fieis aos seus serviços.

 

Fonte: Salão Vip

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